Banda ou DJ para casamento? Descubra a melhor opção

Um dilema muito comum na organização da festa de casamento tem a ver com a atração musical. A escolha de uma banda ou um DJ para casamento é realmente muito importante, e tem grande influência na atmosfera que se quer criar para o evento. Afinal, a música é o coração e a alma de qualquer festa.  Por isso, listamos abaixo aspectos relevantes que os noivos devem ter em mente antes de tomar qualquer decisão. 

DJ ou banda para casamento? 

Considere optar por ambas as atrações em seu evento. Atualmente, muitos buffets de casamento já oferecem o DJ como parte do pacote de serviços. Em geral, o DJ poderá entrar em momentos específicos do evento como recepção dos convidados, intervalo e finalização do show, quando os convidados já estão em busca de músicas de balada.

Desta forma, abre-se espaço no orçamento para a contratação de uma banda como atração principal, criando o clímax que todos buscam no evento. Muitas bandas também criam diferentes versões de si mesmas para entregar a atmosfera ideal em cada momento da celebração.

O que levar em consideração na hora da escolha?

Personalidade da Festa

Cada evento deve ter uma cara própria. Ele deve combinar com o estilo dos noivos. Em outras palavras, os convidados devem reconhecer um pouco da personalidade dos organizadores da festa através da forma como ela está organizada. A música é um dos principais ingredientes nesta fórmula. Ao invés de buscar músicos genéricos, que tocam as mesmas músicas em todas as festas de casamento, o ideal é encontrar aqueles profissionais que se encaixam no estilo dos noivos. Muitas vezes, DJs tem maior facilidade para flexibilizar seus playlists para se encaixarem a todos os estilos. De outro lado, encontrar uma banda de casamento com a qual os noivos realmente se identificam pode ter um impacto extraordinário na forma como os convidados curtirão e se lembrarão do evento. Uma banda com o repertório que combine com o gosto dos noivos faz uma grande diferença.

Experiência Musical e Visual

Não há dúvidas de que a expêriencia de se assistir músicos tocando ao vivo é inigualável. Há algo na experiência de um show musical que hipnotiza a audiência, cria uma energia adicional ao evento e traz os convidados para o centro da pista. A banda também adiciona um novo porte e sofisticação ao evento pela diversidade visual que ela cria com multiplos músicos, instrumentos, palco e iluminação. Shows de DJs possuem, geralmente um menor impacto visual exigindo maior dedicação do profissional para chamar o público para a pista caso seja a única atração musical do evento.

Espaço

Um outro fator que frequentemente surge na discussão sobre a atração musical é o espaço disponível para o evento. Caso, o espaço da festa seja realmente pequeno, a opção por um DJ pode fazer mais sentido. No entanto, a recomendação é não deixar que o espaço físico defina a opção pela atração musical. As bandas que atuam em eventos de casamentos tem adquirido muita flexibilidade para apresentar-se em pequenos espaços. Um outro engano comum é pensar que uma banda sempre necessita de grandes palcos. Na medida em que casamentos menores e mini-weddings tem se tornado mais populares, vem sendo uma tendência que bandas toquem em palcos baixos ou mesmo no chão, na mesma altura dos convidados. Isso cria uma atmosfera de muito maior proximidade entre músicos e público, ajudando a aumentar a energia da festa.

Custos

Há inúmeras opções de bandas e DJs de diferentes faixas de preços. Aqui a recomendação é: não deixe que o custo seja o fator fundamental em sua decisão. A música tem um papel tão relavante em um evento de casamento que vale a pena buscar reduzir custos em outras elementos da festa para preservar a qualidade da atração musical. Além disso, sempre é possível buscar opções de bandas ou DJs que tenham a cara dos noivos e que caibam no orçamento. 

Por que você deve contratar uma banda de casamento?

Imagem mostra uma festa de casamento

De fato, a banda é sempre a opção mais tradicional e conhecida para uma festa de casamento e são mais prováveis de garantir a animação da festa. Abaixo você encontra pontos que devem ser analisados antes de decidir quem será responsável pela animação da sua festa.

Sem dúvidas, essa característica é sem dúvidas o maior bônus da contratação de uma banda. Também é comum que as bandas convidem amigos dos noivos para o palco e cante uma seleção de músicas especial e bem animada.

Então se você busca uma banda de qualidade, apresentamos a Banda Audiofantes. O grupo possui uma formação acústica, ideal para recepção e jantares, criando um ambiente mais intimista e permitindo que os convidados conversem enquanto curtem uma boa música ao vivo.

Devido à sua versatilidade, a banda também se transforma em uma poderosa máquina de entretenimento, perfeita momento da festa principal. Se é a ideia é fazer com que todos fiquem de pé, com certeza a banda vai dar conta do recado. Então, é só dançar e curtir a celebração.   

 

Três dicas importantes para os noivos 

  1. A recomendação é que os noivos valorizem a escolha da atração musical de seu evento, já que este será um dos elementos mais fundamentais e lembrados da festa. 
  2. Opte pelo estilo musical que combine com a personalidade e o gosto do casal. Assim, se os noivos amam música eletrônica, provavelmente um bom DJ será uma excelente escolha. Caso os noivos gostem de músicas mais cantadas, como pop, rock, sertanejo, etc, a banda provavelmente será a opção mais apropriada.
  3. Não deixe que o tamanho ou o orçamento da festa guie sua escolha. É sempre possível encontrar a banda ou o DJ ideal, que caibam no local e no orçamento da sua festa. Com alguma dedicação na busca de bons profissionais, é bastante possível que você consiga, inclusive encaixar ambas as atrações em sua festa. O importante mesmo é que a música do seu casamento tenha a cara dos noivos!

 

Então, nessa altura certamente você já conseguiu decidir se vale a pena contratar uma banda ou dj para casamento? Conte pra gente qual a sua escolha ou deixe sua opinião a respeito. 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais